Para ler, estudar e meditar
Deuteronômio 18.15-22; Isaias 6; Joel 2.28-32; Mateus 7.15-20; Efésios 4.11- 16
Os profetas do Antigo Testamento foram servos chamados por Deus, de forma sobrenatural, para que dissessem ao povo de Israel as mensagens do Criador. A profecia envolvia anunciar o que iria acontecer no futuro e exortação no presente.
Os profetas de Deus eram revestidos pelo Espírito Santo, de tal forma que as palavras dos profetas eram as Palavras de Deus. Exatamente por isso, diziam em suas mensagens: "Assim diz o Senhor".
Os profetas eram os reformadores de Israel, eles não criavam novas doutrinas, mas diziam para o povo voltar aos puros caminhos que o Senhor tinha dado para a nação. Eles falavam com autoridade divina e sua função de profeta não era passada para seus filhos e nem era escolhida pelo povo de Israel, mas eram chamados por Deus.
Uns dos constantes problemas de Israel eram os falsos profetas. Estes homens diziam ao povo os seus próprios sonhos e opiniões. Os verdadeiros profetas não diziam ao povo de Israel o que eles queriam ouvir, mas antes diziam somente as mensagens de Deus e, por isso, ocorriam as perseguições.
Os apóstolos do Novo Testamento possuíam muitas características semelhantes as dos profetas antigos. Os profetas e os apóstolos juntos são considerados como o fundamento da Igreja, no qual está estabelecida a meta principal: Jesus, o fundamento principal.
Avaliação
2.Quais são a qualidades dos verdadeiros e dos falsos profetas?
Assista!
O Que é Profecia? Existe Hoje?
Augustus Nicodemus